• Home
  • Saúde Mental na Quarentena

Notícias

Saúde Mental na Quarentena

Compartilhar:

mental-health-3332122.png

O  medo da epidemia, a incerteza do futuro, bombardeio de informações e o isolamento faz com que a gente libere uma série de substâncias no organismo que atuam no sistema nervoso fazendo com que a gente fique mais ansioso, estressado, com sintomas desagradáveis que podem refletir tanto na saúde física quanto mental.
 

Aqui vão algumas dicas de o que fazer

1. Limite as informações

Não fique 24h procurando notícias sobre o coronavírus. Leia como se previnir do vírus e reserve um horário do dia, de preferência pela noite(período onde se encontra o balanço do dia nos principais jornais do país), para ler ou assistir como está a luta contra o vírus. Caso contrário, ficará o dia todo pensando nisso.

2. Whatsapp

Ferramenta dos tempos modernos e aliado perfeito da disseminação de notícias rapidamente, o Whatsapp, pode fazer com que você fique muito ansioso. Muitos usuários compartilham em grupos notícias sem consultar a veracidade das informações. Como dissemos no tópico 1, evite informações a todo tempo. Ainda mais se forem informações falsas.

3. Exercícios Físicos

Exercitar o corpo influencia também nossa saúde mental. Se não tiver halteres em casa, você pode usar outros objetos caseiros.

4. Desfoque

Tire um tempo do dia para assistir um filme ou coloque em dia aquela sua série favorita.
 
Recomendações de Séries
- How To Get Away With Murder
- The Good Wife
- Sherlock

5. Aproveite o tempo para ler um livro

Ler nos faz viajar no tempo para novas histórias e traz bastante aprendizado. É uma das melhores opções para não pensarmos no isolamento.
 
Recomendações de Livros:
- O Sol é Para Todos, de Harper Lee
- Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari
- Sobre os Ossos dos Mortos, de Olga Tokarczuk
 
A Amazon Brasil disponibilizou centenas de e-books que podem ser baixados gratuitamente na versão Kindle. São livros sobre educação, psicologia, sociologia, política, entre outros temas.

6. Faça cursos online

Durante essa pandemia, várias empresas estão liberando cursos gratuitamente. Aproveite esse período de quarentena para conhecer novos conceitos ou aprimorar habilidades.
 
Lá vai uma lista!
 - Fundação Getúlio Vargas
 - Harvard
 - Stoodi
 - Senai

O mais importante nesse período é criar uma rotina, para que não fique um vazio entre uma atividade e outra. Sem estresse e ansiedade. Leia, exercite-se, estude. Não esqueça de beber água.